sábado, 21 de abril de 2012



TODOS SOMOS EDUCADORES  
 (comentário de texto) Aula 3 PROINFO
O homem é um educador por natureza, ele já nasce um aprendiz. mesmo que não lhe ensinem nada, ele aprende com suas próprias  experiências.
Em nossas múltiplas relações estamos inquestionavelmente inseridos em um contexto educacional.  Nossas ações do dia-a-dia ocorrem de tal maneira que podem influenciar de forma positiva ou negativa o comportamento daqueles que fazem parte de nossas vidas, no sentido de exercer uma ação psicológica favorável ou não. Daí a importância de estarmos atentos às nossas atitudes e ações diante das pessoas que fazem parte da nossa intimidade. Sim, somos todos educadores: educa quem cumprimenta o outro, quem se solidariza ,educa quem põe o lixo no lixo. Educa todo aquele que planta e aquele que colhe, educa aquele que ama, que conta histórias. Educa quem sabe e quem não sabe quem quer e quem não quer. Somos todos educadores e nos sentimos felizes pela nossa capacidade de influenciar e interferir nas relações ao nosso redor. Em qualquer momento, há sempre alguém ensinando e aprendendo, direta ou indiretamente.
A função de educar tem sido claramente direcionada ao professor que acolhe, percebe, diagnostica, denuncia, encaminha, e por fim, leciona. Certamente, por sua proximidade com o aluno, é mais fácil a percepção de fatores que interferem nos  diversos aspectos de sua formação, porém há de convir que não será suficiente apenas o olhar do professor para promover o desenvolvimento intelectual, moral e físico de alguém. Os professores devem estar conscientes das realidades de seus alunos, mas a educação abrange várias áreas, portanto, pais, comunidades e a própria sociedade devem contribuir para melhorar a educação e para uma formação de um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres numa sociedade carente de um conjunto de valores sociais.
A presença dos demais elementos que compõem esse quadro é primordial, pois somos todos responsáveis pela educação.

ALUNA: NEYDE

VEJA O TEXTO:

Todos somos educadores
José Manuel Moran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi,seu comentário será muito importante!