domingo, 19 de agosto de 2012

ATIVIDADE 1: QUEM SOU


QUEM SOU ?

A trajetória da minha vida enquanto professora tem relação com as mudanças e transformações que ocorrem na sociedade. Decerto não sou a mesma professora que fui  no   início da minha  carreira profissional, pois mudamos com o passar do tempo e com as inovações, mas algumas coisas sobrevivem ao tempo, porque algumas caraterísticas nos são próprias por natureza. Uma das estratégias que sempre utilizei e que me acompanha  na minha vida profissional foi o fato de estabelecer vínculos de afetividade com os meus alunos .Para isso mostro um profundo interesse por eles, pela vida deles. Acredito  que um bom relacionamento com a turma me dará crédito e confiança para quebrar barreiras que poderiam ser obstáculos mais tarde. Penso  que  a comunicação  munida de uma dose de intelectualidade, emoção e ética é um fator importante para desenvolver no aluno um pensar mais crítico e reflexivo em relação às situações vivenciadas  por ele no seu cotidiano. É dessa forma que também aprendo com meus alunos porque tento  entender os seus pensamentos, as suas ideias, seus modos de agir.  Aqui reforço o pensamento de Paulo Freire em sua Pedagogia da autonomia quando diz que  “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Sei que para isso é necessário que o meu aluno mantenha acesa a chama da curiosidade para aprender senão essa troca não irá existir.  Acredito que a curiosidade ligada ao conhecimento é imprescindível para o processo de ensino aprendizagem. Quando não observo  mudanças  ou predisposição para o aprender, tento surpreender com novas técnicas ou métodos  adequados ao contexto da sala de aula e que de fato se  correlacionem com  as minhas metas  a serem atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi,seu comentário será muito importante!