domingo, 14 de outubro de 2012

PROJETO :ELEIÇÕES,CIDADANIA EM AÇÃO

ESTE É O PROJETO QUE REALIZEI NA ESCOLA AUSÔNIO ARAÚJO DURANTE AS ELEIÇÕES. APROVEITEI ALGUMAS COLABORAÇÕES DE OUTROS BLOGS.


PROJETO DE TRABALHO: ELEIÇÕES, CIDADANIA EM AÇÃO
PÙBLICO ALVO: ALUNOS DO 4º E 5º ANO
COORDENAÇÃO:  DIREÇÃO ,SUPERVISÃO E PROFESSORES
PERÍODO: 24/09 A 04/10

JUSTIFICATIVA

A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão consciente do seu papel na sociedade e comprometido com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de viver.
Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.
OBJETIVOS
 -Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado ou numa cidade melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para qualquer país;
- Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;
- Incentivar a conversa em família sobre a política, ajudando os pais a escolherem seus candidatos, alertando os mesmos para políticos corruptos que estão concorrendo a cargos públicos;
-Conhecer o significado do voto consciente;
- Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;
- Respeitar as opiniões dos colegas de intercâmbio e da escola fazendo comentários construtivos sobre suas produções textuais;
- Estimular o exercício de cidadania quanto à realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Língua Portuguesa
Expressão oral(discursos)
Leitura de textos reflexivos sobre a  cidadania
Leitura de textos reflexivos sobre o voto consciente
Interpretação de sarjes sobre política
Leitura e escrita informal;
Elaboração de discursos;
Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes, faixas para a campanha, urnas, , Cédula Eleitoral, Título de Eleitor, bandeirinhas, “santinhos”, jingles
História/Geografia: História das eleições, estudo das atribuições do poder executivo e legislativo;  poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições., problemas envolvendo número de pessoas em comícios, carreatas, etc...
Inclusão digital: gravação de vídeos, pesquisas na internet, digitação de projetos de governo, panfletagens, cartazes e fotografias.

CRONOGRAMA





24 a 28 de setembro

Leitura informativa sobre eleições, atribuições dos poderes executivo e legislativo.
Trabalho com sarjes
Produção de textos, paródias, jingles
Preenchimento do título do eleitor
Concurso de sarje sobre política
Atividades relacionadas
Escolha de candidatos para a eleição sendo prefeito e vice e dois vereadores por sala.
Elaboração das propostas do candidato, com ajuda da turma.



01 a 04 de outubro
Criação do slogan  do candidato e siglas dos partidos
Confecção de cartazes e “santinhos” 
Confecção de faixas
Confecção de bandeirinhas
Gravação do horário eleitoral gratuito 
Exibição do programa eleitoral no pátio 
Palestra para os eleitores na quinta-feira
Eleição na sexta- feira
Cerimônia de posse 


AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação do desempenho do aluno durante a execução do projeto. Nesse sentido, observaremos o envolvimento, interesse, participação, assiduidade e desenvolvimento de habilidades relacionadas a produção e interpretação de textos.

CONCLUSÃO: ao término do projeto observamos a fascinação dos alunos pelas atividades desenvolvidas. A gravação do vídeo para horário político foi fundamental, porque eles próprios verificavam postura, linguagem, visual. O uso da internet foi fundamental nas pesquisas sobre problemas sociais. A exposição nas redes sociais foi um meio interessante para divulgar o projeto da escola.

VOCÊ ENCONTRARÁ FOTOS DESSE PROJETO NO BLOG DA TURMA DO PROINFO 


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