PROJETO
DE TRABALHO: ELEIÇÕES: CIDADANIA EM AÇÃO
PÙBLICO
ALVO: ALUNOS DO 4º E 5º ANO
COORDENAÇÃO: DIREÇÃO ,SUPERVISÃO E PROFESSORES
PERÍODO:
26/09 A 05/10
JUSTIFICATIVA
A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadão consciente do seu papel na sociedade e comprometido com a transformação de nosso país em uma “casa” boa de viver.
Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer
intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos.
Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e
afetivo: o conhecimento significativo.
OBJETIVOS
-Despertar a
consciência cidadã das crianças participantes do projeto;
- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado ou numa cidade melhor;
- Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado ou numa cidade melhor;
- Incentivar o aluno, desde já, a participar da
política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para
qualquer país;
- Observar de forma crítica as promessas dos
candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;
- Incentivar a conversa em família sobre a
política, ajudando os pais a escolherem seus candidatos, alertando os mesmos
para políticos corruptos que estão concorrendo a cargos públicos;
-Conhecer o significado do voto consciente;
- Ajudar na formação de cidadãos conscientes de
suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades;
- Respeitar as opiniões dos colegas de
intercâmbio e da escola fazendo comentários construtivos sobre suas produções
textuais;
- Estimular o exercício de cidadania quanto à
realidade que vivemos e nossa responsabilidade enquanto agentes
transformadores, tanto nas eleições, quanto no dia a dia da sociedade;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Língua Portuguesa
Expressão oral(discursos)
Leitura de textos reflexivos
sobre a cidadania
Leitura de textos reflexivos
sobre o voto consciente
Interpretação de sarjes
sobre política
Leitura e escrita informal;
Elaboração de discursos;
Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes, faixas para a
campanha, urnas, , Cédula Eleitoral, Título de Eleitor, bandeirinhas, “santinhos”,
jingles
História/Geografia: História das eleições, estudo das
atribuições do poder executivo e legislativo;
poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e
de vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições., problemas
envolvendo número de pessoas em comícios, carreatas, etc...
Inclusão digital: gravação de vídeos, pesquisas na internet,
digitação de projetos de governo, panfletagens, cartazes e fotografias.
CRONOGRAMA
24 a 26 de setembro
|
Leitura informativa sobre eleições,
atribuições dos poderes executivo e legislativo.
Trabalho com sarjes
Produção de textos, paródias, jingles
Preenchimento do título do eleitor
Concurso de sarje sobre política
Atividades relacionadas
Escolha de candidatos para a eleição sendo
prefeito e vice e dois vereadores por sala.
Elaboração das propostas do candidato, com
ajuda da turma.
|
01 a 05 de outubro
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Criação do slogan do candidato e siglas dos partidos
Confecção de cartazes e “santinhos” (por
alunos)
Confecção de faixas
Confecção de bandeirinhas
Gravação do horário eleitoral gratuito
(quarta-feira)
Exibição do programa eleitoral no pátio (quinta-feira)
Palestra para os eleitores na quinta-feira
Eleição na sexta- feira
Cerimônia de posse (sexta-feira)
|
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será feita através da observação do desempenho do aluno durante a
execução do projeto. Nesse sentido, observaremos o envolvimento, interesse,
participação, assiduidade e desenvolvimento de habilidades relacionadas a
produção e interpretação de textos.
CONCLUSÃO:
ao término do projeto observamos a fascinação dos alunos pelas atividades
desenvolvidas. A gravação do vídeo para horário político foi fundamental,
porque eles próprios verificavam postura, linguagem, visual. O uso da internet
foi fundamental nas pesquisas sobre problemas sociais. A exposição nas redes
sociais foi um meio interessante para divulgar o projeto da escola.
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