ProInfo

AQUI SEGUEM MINHAS ATIVIDADES DO PROINFO...


Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)

É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias



MEU SONHO DE EDUCAÇÃO 3.0 

Olá, colegas... Meu sonho de educação 3.0 é poder ver as crianças das nossas salas de aula acompanhando o universo de informação no qual ele está inserido, desenvolvendo uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, pois apesar de tantos avanços no mundo que circunda os nossos alunos,a escola continua com sua dinâmica ultrapassada de quadro e giz com uma aprendizagem limitada. Sonho que esses alunos tenham acesso aos várias formas de adquirir conhecimentos que está em sua volta, como as novas tecnologias da educação. Temos que preparar nosso alunos para o mundo de hoje, não adiante a escola permanecer no passado,enquanto há um mundo totalmente novo diante dessas crianças.


Atividade do fórum 4.3 - PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

O vídeo Lixo e Cidadania, disponível no Portal do Professor, é um excelente instrumento para o educador no sentido da conscientização do meio ambiente e reaproveitamento dos materiais produzidos pelos homens e que estão inutilizados. Através desse documentário o educador pode estimular seus educandos para um debate sobre assuntos tais como a geração excessiva de lixo produzida por nossa geração de consumo que é influenciada pela lógica da globalização e a reciclagem e seus benefícios para a geração de renda das famílias que vivem do lixão. O material contempla também os temas transversais sugeridos pelo PCN de educação para a cidadania.


Maria Lucineide de Macedo
http://eproinfo.mec.gov.br/imagens/semFoto.jpg
Enviada em Dec 3 2012 01:05:44:000AM


Estamos finalizando mais uma etapa deste curso. Um curso que me ajudou bastante no meu desempenho enquanto profissional. Hoje não vejo o trabalho na educação sem o uso das tecnologias, não só pela realização das tarefas em si, mas pelas leituras realizadas durante o curso. Foram muitas dúvidas, desesperos, angústias em determinadas tarefas , porém conseguimos cumpri-las com êxito. Deixo aqui meus agradecimentos primeiro a Deus,porque sem ele nada na minha vida seria possível, à Paula Edilma, nossa tutora, que nunca deixou de nos dar a atenção devida e às colegas do curso com as quais dividi dúvidas e aprendizagens . Que a próxima e última etapa seja tão proveitosa quanto as outras. Um abraço amigo a cada cursista e a nossa querida tutora, Paula. Feliz Natal, minha gente! Feliz 2013!



Maria Lucineide de Macedo
http://eproinfo.mec.gov.br/imagens/semFoto.jpg
Enviada em Dec 3 2012 02:28:27:000AM


O MITO DA TELINHA O texto O Mito da Telinha de Graziela Giusti Pachane, leva o professor a refletir sobre a prática pedagógica. A questão é: a forma como a tecnologia está sendo usada está correta ? O avanço tecnológico é muito importante para o progresso do processo de ensino e aprendizagem, porém deve-se utilizá-lo de forma sábia, ou então o resultado será de prejuízos para o aluno. Segundo a autora, o uso das tecnologias na educação tem pontos positivos e negativos. Como pontos positivos o uso das tecnologias acelera a pesquisa, agiliza o trabalho do professor, oferece novos meios de expor os trabalhos realizados em uma escola, permite a interatividade, é possível mostrar seu trabalho ao mundo, facilita o processo de ensino-aprendizagem . Como ponto negativo salienta que nem todos os profissionais estão preparados para isso. Faz-se necessário o acompanhamento técnico, cursos de formação e atualização para o professor, pois se as ferramentas forem utilizadas de forma inadequada, a construção dos conhecimentos não será eficaz, sendo assim, a aprendizagem dos conteúdos programados pelo professor não terá eficácia. O professor deve buscar as novas funções que a tecnologia nos traz para garantir uma aula com mais motivação para os alunos e com mais eficácia. É preciso uma discussão mais ampla sobre os benefícios e prejuízos do uso das tecnologias na sala de aula, especialmente do computador




http://eproinfo.mec.gov.br/imagens/semFoto.jpg
Enviada em Dec 8 2012 10:38:47:000AM


O nosso trabalho final foi a gravação de vídeos com depoimentos dos cursistas e alunos. Foi muito bom. Foi necessário antes, organizarmos nossos pensamentos, ver o que seria importante falar, organizar tempo e espaço. Depois fomos gravar. É claro, não acertamos de primeira, mas depois de algumas poucas tentativas conseguimos. Foi espetacular trabalhar com vídeos, porque relatamos nossos depoimentos, mas rimos muito. Em fim, acredito que o trabalho saiu legal e que com ele aprendemos utilizar um recurso da mídia digital que é de grande relevância no trabalho de sala de aula, onde você pode utilizá-lo no desenvolvimento das mais diversas atividades. É só usar a criatividade



Trabalho final da segunda etapa do curso e-proinfo



ATIVIDADE FINAL
                            TRABALHO DE PRODUÇÃO PEDAGÓGICA E MÍDIA DIGITAL
      O trabalho que será exibido no dia do encerramento de uma das etapas do curso Proinfo Integrado, consta de um relato de experiências vivenciadas pelos cursistas, alunos e supervisora da Escola Municipal Presidente Castelo Branco. O mesmo mostra a prática por meio de vídeo.
      Inicialmente, relatamos por escrito os passos que seriam seguidos para a produção do vídeo. O mesmo foi produzido através de depoimentos dos alunos do 5º ano e cursistas, onde os estes expuseram suas opiniões e expectativas acerca do uso das TICS em sala de aula.
      A tarefa teve como objetivo, desenvolver habilidades de produção de vídeo a partir de relatos e depoimentos dos cursistas e alunos, sobre a importância do curso e das aulas que foram realizadas. Para a realização do empreendimento, como recursos metodológicos utilizamos a produção escrita de relatos, exposição oral e a gravação dos vídeos. Após, os mesmos foram organizados obedecendo a uma sequência, utilizando-se das linguagens: escrita e falada. Como recursos didáticos, foram usados a filmadora e o computador.
      Avaliou-se que o ensaio foi de grande utilidade para nossa prática pedagógica, servindo para nortear produções futuras.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi,seu comentário será muito importante!